O que são cáries?

A cárie dentária é o termo médico para as cavidades que surgem nos dentes. As cáries dentárias são erosões na superfície do dente causada pelos efeitos combinados de bactérias, dos ácidos, da placa, e do tártaro. Cáries dentais são comuns em crianças e adultos, e elas ocorrem mais frequentemente como resultado de uma má higiene dental. As cáries dentárias são geralmente indolores no início, mas elas podem tornar-se dolorosas, se espalharem-se para o nervo ou raiz de um dente. Não tratada, a cárie dentária pode evoluir para um abscesso no dente, que é uma condição mais dolorosa e potencialmente grave.

As cáries dentais são comuns, mas muitas vezes podem ser prevenidas pela prática de uma boa higiene dental, incluindo escovação e fio dental. Os dentes cariados normalmente não requerem cuidados médicos de emergência, a menos que se torne muito doloroso, ou não responda aos analgésicos de uso comum, ou se evoluir para um abscesso. O tratamento inclui a remoção do material deteriorado com uma broca e o preenchimento do buraco resultante com um material dental estável.

Sintomas

Cáries precoces podem não ter qualquer sintoma. Mais tarde, quando a cárie já comeu através do esmalte, os dentes podem se tornar sensíveis a alimentos doces, quentes ou frios ou bebidas.

O que causa a cárie dentária?

A cárie dentária é causada por bactérias e substâncias prejudiciais, tais como o ácido, que entram em contato com os dentes. Depois que você come, as bactérias normais em sua boca combinam com restos de comida e ácidos para criar uma película pegajosa chamada placa. Se você não remover a placa bacteriana regularmente pelo uso do fio dental e escovação, ele pode acumular ou endurecer em uma substância conhecida como tártaro.

Placa bacteriana e tártaro, além de bactérias e ácidos, podem degradar o esmalte dos seus dentes, levando a falhas no esmalte chamadas cáries dentárias, ou cáries. Cárie dentária geralmente começa como pequenos e rasos buracos; deixada sem tratamento, podem se tornar maiores e mais profundas e potencialmente levar à destruição ou perda do dente.

O que pode acontecer se o meu dente cariado não for tratado?

Se suas cáries dentárias não são tratadas, ela vai atingir partes mais profundas do seu dente e causar outros problemas. Cárie dentária muito ruim pode levar à dor, abscesso (infecção), e perda de seu dente. Pergunte ao seu médico para obter mais informações sobre abscesso no dente.

Como são tratadas as cáries dentárias?

O tratamento que você vai receber depende do estágio da sua cárie dentária. Se a suas cáries dentárias são encontradas no início, seu dentista irá tentar controlar e tratar a cárie. Seu dentista também irá incentivá-lo a fazer mudanças de estilo de vida que irá prevenir uma deterioração posterior. Ele pode usar os seguintes tratamentos para tratar dentes cariados:

Flúor: Podem dar-lhe tratamentos de flúor durante as visitas ao dentista ou você pode usar produtos com flúor em casa. O flúor pode ser encontrado na forma de um verniz, bochecho e gel. Você pode comprar flúor com ou sem ordem de um dentista em uma farmácia. O seu dentista irá dizer-lhe que tipo de flúor comprar e como usá-lo.

Preenchimento: O médico pode remover a parte deteriorada do seu dente e colocar uma obturação no dente. O preenchimento pode ajudar a proteger seu dente de uma deterioração posterior.

Como posso ajudar a prevenir a cárie dentária?

>> Escove os dentes duas vezes por dia após as refeições com creme dental com flúor.

>> Lave a boca após as refeições e lanches com água se você não pode escovar.

>> Masque chiclete sem açúcar que contém xilitol e sorbitol (substitutos do açúcar) após as refeições e lanches por 15 a 20 minutos. Leia o rótulo para ver se o chiclete contém xilitol ou sorbitol.

>> Use fio dental para limpar entre os dentes pelo menos uma vez por dia.

>> Consulte o seu dentista regularmente para limpezas dentárias e exames orais. Pergunte ao seu dentista quão frequentemente você deve vê-lo para limpezas dentárias e exames.

>> Pergunte ao seu médico sobre o uso de flúor e selantes (um revestimento plástico que é colocado sobre os dentes). Estes podem ser utilizados para proteger os dentes das cáries.