O que é a Boca Seca

A boca seca é uma condição na qual a boca é incomumente seca. A boca seca é um problema comum, que pode parecer pouco mais do que um incômodo. Mas a boca seca pode afetar tanto seu prazer com os alimentos e a saúde dos seus dentes. O termo médico para a boca seca é xerostomia.

Um resultado de reduzida ou nenhuma saliva, a boca seca pode levar a problemas porque a saliva ajuda a prevenir a cárie dentária, limitando o crescimento bacteriano e lavando as partículas de comida. A saliva também melhora a sua capacidade de saborear e torna mais fácil engolir os alimentos. Além disso, as enzimas presentes na saliva ajudam na digestão.

Embora o tratamento dependa da causa, a boca seca é muitas vezes um efeito colateral de medicação. Os efeitos da boca seca podem melhorar com uma dose ajustada de tal medicamento que a esta causando ou uma nova receita para outro medicamento.

Sintomas boca seca

Se você não está produzindo saliva o suficiente, você pode observar os seguintes sinais e sintomas:

- Secura na boca

- Saliva que parece espessa e pegajosa

- Feridas ou pele rachada nos cantos de sua boca

- Mau hálito

- Dificuldade de falar e engolir

- Dor de garganta

- Uma alteração do paladar

- Uma infecção fúngica na boca

- Aumento da placa, cárie dentária e doença periodontal

- Lábios rachados.

Nas mulheres, a boca seca pode fazer com que o batom aderira aos dentes.

Boca seca – O que pode ser?

As pessoas ficam de boca seca quando as glândulas salivares na boca não estão funcionando corretamente. Devido a isso pode não haver saliva o suficiente para manter sua boca úmida. Existem várias causas pelas quais estas glândulas podem não funcionar direito.

- A desidratação. Condições que levam à desidratação, tais como febre, sudorese excessiva, vômito, diarréia, perda de sangue, e queimaduras podem causar boca seca.

- Efeitos colaterais de alguns medicamentos. Mais de 400 remédios podem causar a diminuição de produção de saliva pelas glândulas salivares Por exemplo, medicamentos para pressão alta e depressão muitas vezes causam boca seca.

- Doença. Algumas doenças afetam as glândulas salivares. Síndrome de Sjögren, HIV / AIDS e diabetes podem causar boca seca.

- Estilo de Vida. Fumar ou mascar tabaco pode afetar a produção de saliva e agravar a boca seca. Respirar continuamente com a boca aberta também pode contribuir para o problema.

- A terapia de radiação. As glândulas salivares podem ser danificadas se forem expostas à radiação durante o tratamento do câncer.

- Quimioterapia. Medicamentos usados ​​para tratar o câncer podem tornar a saliva mais espessa, fazendo com que haja uma sensação de secura na boca.

- Lesão de nervo. Lesão na cabeça ou no pescoço pode danificar os nervos que transmitem a informação para produzir saliva do cérebro para as glândulas salivares.

Quando consultar um médico

Se você se aperceber de sinais e sintomas persistentes de boca seca, faça uma consulta com seu médico de família ou o seu dentista.